sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Rock of Ages

(EUA, 2012) Direção: Adam Shankman Com Julianne Hough, Diego Boneta, Catherine Zeta-Jone, Tom Cruise, Paul Giamatti, Alec Baldwin, Russel Brand.  


Por João Paulo Barreto


Rock of Ages parece mais um episódio alongado de Glee do que um musical que supostamente reverencia a década de 1980 e toda sua atitude pós punk e pré grunge. Quando na primeira cena do filme vê-se a capa de Permanent Vacation, álbum que o Aerosmith lançou em 1987 e que possui faixas como Dude (Looks Like a Lady), Angel e a regravação de I´m Down, dos Beatles, tudo o que se imagina é que será um longa repleto de canções cujo o impacto seja semelhante às citadas. Mas basta a irritante Sherrie (Hough) abrir a boca para cantar que toda a esperança cai por terra.

Apresentando a protagonista em questão como uma menina do interior que, amante de rock e fã da banda de metal farofa Arsenal e do seu vocalista Stacee Jaxx (Cruise, que parece ter sofrido uma lesão cerebral), decide ir tentar a carreira de cantora em Hollywood, trazendo consigo toda pretensa ingenuidade que seu personagem exige. Lá ela conhece (e se apaixona, claro) o bartender Drew (Boneta) que trabalha na discoteca gerenciada por Denis Dupree (Alec Baldwin, a melhor coisa do longa) e por seu assistente Lonny (Brand). Do lado de fora, um grupo de beatas liderado pela primeira dama Patricia Whitmore (Zeta-Jones) protesta contra o que chamam de pardieiro do pecado e má influência para os jovens da cidade. Quando Stacy Jaxx resolve fazer seu show de despedida antes de seguir em carreira solo, a boate de Dupree é escolhida e será lá onde a maior parte da trama vai se passar.

Axl Rose encontra Sebastian Bach (Skid Row): Tom Cruise se divertindo
Extenso demais (123 min) e, aparentemente, pouco interessado em inserir diálogos e cenas de desenvolvimento da história entre os números musicais (que são massivamente apresentados durante o filme, quase sem intervalos), Rock of Ages soa tão falso e pretensioso quanto a maioria dos ídolos da década que ele resolveu homenagear. Sim, há bons momentos onde os roteiristas preferiram tirar um pouco a atenção para o casal sem sal que encabeça o elenco. As melhores cenas do filme ficam por conta de Alec Baldwin e Russel Brand, cuja boa química em cena leva a bem mais do que simples amizade. Tom Cruise, que no trailer levava a crer que seria uma mistura de Axl Rose e Sebastian Bach, do Skid Row, acaba se apoiando na mesma muleta de atuação que o mantém falando de forma lenta e bêbada durante toda a projeção, algo já visto em parte de Jerry Maguire.

Claro, há boas inserções musicais como quando ouvimos um medley entre More than Words e Heaven ou na melhor cena do filme, quando Alec Baldwin e Russel Brand fazem o dueto de I Cant´t Fight this Feeling. No entanto, a história central não cativa, fazendo com que o espectador torça para que o foco do filme volte a ser qualquer coisa exceto o casal sem sal que o protagoniza. E quando digo qualquer coisa, até mesmo o macaco com roupas de couro que Jaxx carrega consigo ou a versão mix roadie/empresário de Paul Giamatti com sua bolsa equipada com um celular jurássico, entretêm mais que os números musicais de um longa que se propõe ser um... err... musical. Não por acaso, seu diretor, Adam Shankman, já havia dirigido HairSpray e, (ora, vejam só) alguns episódios de Glee.

Satine encontra Christian...ops, musical errado. Beeeem errado
Fora isso, fica a graça de ver a piada com as boys band que surgiram no final daquela década e reparar no momento em que a Sherrie, que vive reclamando que não tem grana, vai até o letreiro de Hollywood em um taxi e deixa o motorista esperando com o taxímetro ligado enquanto ela conversa com seu amado. Ele, curiosamente, fez o mesmo trajeto que ela só que de bicicleta. O rapaz sabe o quanto a fama é efêmera e não fica esbanjando dinheiro por aí.

Observação: Qual o sentido de inserir no número final, momento em que o filme supostamente exalta o rock and roll, uma canção como Don´t Stop Believin’? Ah, sim, captar os fãs de Glee.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário