terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mostra Orson Welles na Sala Walter

Em mais uma mostra promovida em parceria com o Sesc Bahia, a Sala Walter da Silveira realiza a partir dessa quinta-feira uma retrospectiva em homenagem a Orson Welles. Confira abaixo a programação divulgada através de release.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mostra dedicada ao grande cineasta norte-americano acontece de 15 a 21 de janeiro, com entrada gratuita

Paradigma do cinema moderno, Orson Welles foi quem desencadeou, em retrospectiva, o que hoje conhecemos como “a política dos autores”. No seio da indústria hollywoodiana, experimentou o controle total sobre o filme, tal como uma escrita pessoal, para em seguida ser exilado de tudo o que conquistou, de si mesmo e da aura que construiu em torno da sua figura cinematográfica. O público de Salvador poderá conferir, entre os dias 15 e 21 de janeiro, quase a totalidade da obra desse importante cineasta. Filmes como “Cidadão Kane”, “O Processo”, “A Dama de Shangai” e “Verdades e Mentiras” serão exibidos na Sala Walter da Silveira, com entrada gratuita.

A mostra “O Cinema de Orson Welles” é promovida pelo Sesc Bahia em parceria com a Dimas. Confira a programação completa.


De 15 a 21 de janeiro de 2015
Realização: Sesc/ Bahia

Entrada franca

Programação

Dia 15/1
18h


Dom Quixote (Don quijote, EUA, 1992 )
Direção: Orson Welles
Duração: 116 minutos
Elenco: Francisco Reiguera, Akim Tamiroff e Orson Welles
Classificação: Livre



Sinopse - Após ler muitos romances sobre cavaleiros e suas histórias
heróicas, Dom Quixote decide viajar pelas estradas da Espanha junto
com seu escudeiro Sancho Pança para proteger os fracos e fazer
caridades. Mas o mundo real não é tão mágico quanto ele imagina.

Dia 16/1
16h


Cidadão Kane (Citizen Kane, EUA, 1941)
Direção: Orson Welles
Duração: 119 minutos
Elenco: George Coulouris, William Allandf e Orson Welles
Classificação: Livre



Sinopse - A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

Dia 17/1
16h e 18h


Soberba (The Magnificent Ambersons, EUA, 1942)
Direção: Orson Welles
Duração: 88 minutos
Elenco: Joseph Cotten, Agnes Moorehead e Orson Welles
Classificação: Livre



Sinopse - A família Amberson vive em Indianápolis, no finalzinho do século XIX e reluta em acompanhar as evoluções do mundo. Isabel (Dolores Costello) não quer se casar com Eugene (Joseph Cotten), um rapaz por quem está apaixonada, por causa do preconceito social, e acaba se casando com outro, ao qual não ama. Após algum tempo, Eugene se torna um rico homem de negócios, e retorna à cidade com sua filha Lucy. Isabel está viúva, e o amor entre os dois reacende, apesar de George (Tim Holt) fazer de tudo para sabotá-lo.

Dia 18/1
16h


Mr. Arkadin (Mr. Arkadin, EUA, 1955)
Direção: Orson Welles
Duração: 93 minutos
Elenco: Michael Redgrave, Patricia Medina e Orson Welles
Classificação: Livre



Sinopse - Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de
Arkadin, testemunhas começam a morrer.

18h

A Marca da Maldade (Touch of Evil, EUA, 1958)
Direção: Orson Welles
Duração: 95 minutos
Elenco: Janet Leigh, Charlton Heston e Orson Welles
Classificação: Livre



Sinopse - Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para manter o controle da situação. 


Dia 19/1
16h e 18h


A Dama de Shanghai (The Lady From Shanghai, EUA, 1948)
Direção: Orson Welles
Duração: 87minutos
Elenco: Rita Hayworth, Everett Sloane e Orson Welles
Classificação: Livre



Sinopse - Michael O'Hara (Orson Welles) é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister (Rita Hayworth) passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister (Everet Sloane), marido de Elsa e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. Na viagem também está George Grisby (Glenn Anders), sócio de Arthur, que oferece a Michael US$ 5 mil caso ele mate o milionário.

Dia 20/1
16h


O Estranho (The stranger, EUA, 1946)
Direção: Orson Welles
Duração: 95 minutos
Elenco: Edward G. Robinson , Loretta Young e Orson Welles
Classificação: Livre



Sinopse - O detetive Wilson (Edward G. Robinson), da Comissão de Crimes de Guerra, deve encontrar o nazista Franz Kindler, idealizador dos campos de extermínio. Acompanhando de Meinike (Konstantin Shayne), que conheceu pessoalmente o criminoso, Wilson segue as pistas que levam até uma cidade universitária em Connecticut, onde vive o perfeito e insuspeito casal Charles Rankin (Orson Welles) e Mary Longstreet (Loretta Young).

18h

O Processo (The Trial, Alemanha, 1962)
Direção: Orson Welles
Duração: 118 minutos
Elenco: Anthony Perkins, Jeanne Moreau e Romy Schneider
Classificação: Livre




Sinopse - Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso, mas não o leva sob custódia. Durante o processo, Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.

Dia 21/1
16h e 18h



Verdades e Mentiras (F For Fake , Alemanha/EUA ,1973)
Direção: Orson Welles
Duração: 85 minutos
Elenco: Oja Kodar e Orson Welles
Classificação: Livre



Sinopse - Nesse último filme dirigido por Orson Welles, ele desmistifica um grupo de falsificadores. Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 70. Welles se coloca em meio aos dois e desvenda as verdades e mentiras existentes nos diversos tipos de arte .

Nenhum comentário:

Postar um comentário