quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Panorama 2015: 14 filmes baianos compõem a competitiva do estado

Quatorze filmes produzidos em Salvador e interior da Bahia integram a seleção para a Competitiva Baiana do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 28 de outubro a 04 de novembro, em Salvador e Cachoeira. São três longas e onze curtas-metragens, com diferentes linguagens e estilos, oferecendo um cenário diversificado do cinema feito no estado entre 2014 e 2015. Os filmes serão exibidos em sessões seguidas de debate entre os realizadores e o público.

As mostras competitivas acontecem no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, de acordo com programação a ser definida. Os filmes também serão exibidos em Cachoeira, onde pela primeira vez o festival acontece no Cine Theatro Cachoeirano, espaço cultural de importância histórica na cidade. Realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão (projeto de pesquisa e extensão da UFRB), o Panorama conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

(Informações divulgadas através de release)

LONGAS

A Loucura Entre Nós, de Fernanda Fontes Vareille



Sinopse: Quais os limites da nossa sanidade? O que nos define como normais? “A loucura entre nós” lança um olhar sobre os corredores e grades de um hospital psiquiátrico, buscando personagens e histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. Através, principalmente, de personagens femininas, o documentário exala as contradições da razão, nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros.


Faz-se Filmes, de Violeta Martinez


Sinopse: \"Faz-se Filmes\" é um projeto itinerante que propôs percorrer onze cidades do interior da Bahia, oferecendo o serviço de produção de filmes em curta-metragem à população de pouco acesso a produção de cinema e cultura digital. O projeto buscou incentivar e possibilitar todo e qualquer cidadão a criar e ampliar a sua produção econômica e/ou artística, a partir das propostas de filmes que foram apresentados em cada localidade pelas pessoas que solicitaram o \"Faz-se Filmes\" mobilizando comunidade e equipe em prol do incentivo à cultura e preservação da identidade local.


O Amor dos Outros, de Deo


Sinopse: \"O amor dura o tempo que precisar [...] o amor dos outros nunca vai ser menor que o nosso\". Junior, um jovem de 30 anos, estagnado e sem perspectiva na vida, vai sendo conduzido por amores flagelados.


CURTAS


Alegoria da Dor, de Matheus Vianna. 


Sinopse: Um ensaio sobre a dor movido pela memória.


Ana, de Camila Camila


Sinopse: Indícios, fragmentos de vida que me compõem. Histórias familiares, especialmente as que identifico-me enquanto mulher. A memória é um instrumento de ficção.


Argentina, Me Desculpe, de Leandro Afonso



Sinopse: Após várias decepções em Copas do Mundo, uma tragédia maior que todas elas. Enquanto relembra os últimos quatro anos, Pilar, argentina, tenta reencontrar Sofia, brasileira. 


Eu, Travesti?, de Leandro Rodrigues


Sinopse: Um corpo e uma voz nus diante do mundo.


Fardo, de Rafael Jardim



Sinopse: Garota precisa abdicar de sua vida para cuidar da avó debilitada. Duas mulheres amarguradas vivendo uma relação de amor e ódio.


Haram, de Max Gaggino



Sinopse: Salwa é uma imigrante muçulmana que fugiu da guerra na Palestina e se refugiou na Bahia junto ao marido, Farid. Recém-chegada em Salvador e ainda se sentindo fora de lugar, Salwa conhece sua vizinha, Felícia, uma menina de dez anos que mora a poucos metros da muçulmana. As duas logo se envolvem em um intercâmbio cultural. Através de conversas desinibidas, a inocente Felícia faz perguntas que qualquer adulto teria receio de fazer.


Retomada, de Leon Sampaio


Sinopse: Primeiro povo a fazer contato com os portugueses no Brasil, os Tupinambá lutam atualmente pelas terras que os fazendeiros tomaram no início do século passado. O filme investiga o processo de resistência dos índios da Serra do Padeiro, território liderado pelo Cacique Babau. Desde que Babau virou cacique, os índios retomaram mais de cinquenta fazendas e lutam dia a dia pela sobrevivência.


Ritual Pam Pam Pam, de Ramon Coutinho



Sinopse: No território Caiataia, tribos sociais se organizam regularmente em rituais sonoros que reproduzem o “Pam-pam-pam” ou “Canto dos deuses furiosos”. Através de enormes caixas de som em veículos automotores milhares de pessoas participam com danças e bebidas, buscando elevar os prazeres carnais e espirituais.


Sandrine, de Elen Linth e Leandro Rodrigues




Sinopse: Entre as aulas de matemática e a relação conturbada com a mãe, Sandrine espera na fila de um hospital.


Santo de Casa, de Lorena Sales e Murilo Deolino


Sinopse: Durante o dia dois jovens participam das ocupações religiosas da paróquia de Assunção. À noite vasculham os arredores sombrios da pequena cidade, contudo, a luz do lampião que carregam em suas saídas noturnas, não é suficiente para desobscurecer suas intenções.


Sujeito Oculto, de Amanda Gracioli



Sinopse: Alfred carrega durante o fim da sua vida apenas o automático tráfego da rotina onde o tempo lhe escapa o controle e só lhe resta a vida dos outros e um punhado memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário