quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fim de ano movimentado na cena cinéfila de Salvador


Por João Paulo Barreto


Oitavo Panorama Internacional Coisa de Cinema; Oitavo Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (Cine Futuro) e a também oitava edição do Festival de Cinema de Salvador. Três importantíssimos eventos da Sétima Arte que mantêm a cultura cinematográfica ativa em Salvador nesse final de ano. O primeiro, que aconteceu entre 25 de outubro e 1º de novembro, premiou curtas e longas metragens, contou com uma homenagem à Pornochanchada e apresentou oficinas ministradas pelos críticos João Carlos Sampaio e Adolfo Gomes. Saíram vencedores nas competitivas nacionais o longa O Som ao Redor, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, um pungente retrato da sociedade excludente que compõe a classe média de Recife, e o curta metragem Dizem que os Cães Veem Coisas, de Guto Parente, que, baseado em um conto homônimo do escritor Moreira Campos, também aborda um aspecto singular da sociedade, só que de Fortaleza. No âmbito local, o impactante curta dirigido por Rodrigo Luna, Arremate, baseado no conto We Can Get Them for You Wholesale, de Neil Gaiman, levou o prêmio na Competitiva Baiana. Os outros premiados podem ser conferidos no site www.coisadecinema.com.br


O Som ao Redor: filme com Irandhir Santos foi o vencedor do VIII Panorama
Dando continuidade à movimentada cena de cinema na capital baiana, começou no dia 02 de novembro e se estende até o dia 15 a oitava edição do Festival de Cinema de Salvador. O evento, que conta com sessões únicas e realizadas sempre às 20h30min na Sala de Arte Cinema da UFBA, traz obras de cineastas como o argentino Marcos Carnevale (Viúvas), o polonês Jan Jakub Kolski (Veneza), além do documentário nacional Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! Confira no site http://circuitosaladearte.wordpress.com/ a programação completa e os trailers da s obras exibidas.

Começando no próximo dia 09, o Cine Futuro acontecerá no Espaço Itaú de Cinema/Glauber Rocha e no Espaço Cultural da Barroquinha, ambos localizados na Praça Castro Alves. Abrindo o leque de oportunidades com ingressos a preços populares e inscrições gratuitas para as palestras, o evento terá duas oficinas: Videoativismo e Cinema como Ferramenta, ministrada pelo diretor de fotografia Alan Schvarsberg e Dramaturgia do Som no Cinema, que terá o editor de som Waldir Xavier como ministrante. Outro destaque da mostra é o diálogo acerca do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, que teve recentemente uma “continuação” estrelada com vigor pelo cantor e ator Ney Matogrosso, pela filha do cineasta Djin Sganzerla e dirigida por Helena Ignez e Ícaro Martins. O longa, inclusive, é roteirizado pelo próprio Rogério Sganzerla, que faleceu em 2004 quando ainda planejava iniciar as filmagens. Estarão presentes no festival o cantor e ator Ney Matogrosso, a cineasta Helena Ignez e a atriz Djin Sganzerla.

Cidadão Kane: Retrospectiva Orson Welles é um dos destaques do Cine Futuro
O Seminário trará uma competitiva de curtas na qual filmes como Desterro, de Cláudio Marques e Marília Hughes, Orwo Forma, de Karen Black e Lia Letícia e Dois, de Thiago Ricarte, são ótimos destaques. Outro ponto positivo do Cine Futuro 2012 é a Retrospectiva Orson Welles, que contará com a exibição de longas como Cidadão Kane, Soberba, Jornada de Pavor, A Marca da Maldade, dentre outros. Oportunidade única para quem quer conferir na telona obras tão importantes desse ícone do cinema mundial.

A programação completa do festival pode ser conferida na página www.cinefuturo.com.br

Salvador com excelentes opções para os amantes da sétima arte. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário