sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Panorama 2015: Divulgada a lista de selecionados para a Competitiva Nacional de Curtas

Produções da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e uma coprodução Brasil/Alemanha integram a lista dos 16 filmes selecionados para a Competitiva Nacional de Curtas do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema. Documentários, ficções e filmes experimentais compõem a mostra que será exibida no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e no Cine Theatro Cachoeirano (Cachoeira) entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro.

Os curtas serão exibidos em dupla, sempre acompanhados de um longa nacional em competição e seguidos de debate com os diretores e outros integrantes da equipe. Em Salvador, os ingressos serão vendidos a preços populares, enquanto em Cachoeira as sessões serão gratuitas. Realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão da UFRB, o Panorama conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

(Informações divulgadas através de release)


Confira filmes selecionados:

A Festa e os Cães (CE), de Leonardo Mouramateus


Sinopse: À noite eles se juntam em bando, como se fossem um pelotão que tivesse desertado de uma mesma parte, para este pedaço de bairro no subúrbio

À Parte do Inferno (SP), de Raul Lemos Arthuso



Sinopse: O céu é só um disfarce azul do inferno.


Em Paz (RJ), de Clara Linhart


Sinopse: Em 1916, uma associação de prostitutas judias vindas da Europa do Leste funda seu próprio cemitério no Rio de Janeiro. Hoje, ele está desativado.



Feio, Velho e Ruim (BA), de Marcus Curvelo


Sinopse: Joder tenta fazer um selfie.


Fuja dos Meus Olhos (Escape from my Eyes, Brasil/Alemanha), de Felipe Bragança


Sinopse: Fuja dos Meus Olhos (Escape from my Eyes) narra três fábulas sobre os refugiados Mayga, do Mali, Elias, de Gana, e Abidal, de Burkina Faso, através de imagens documentais e de ficção imaginária.

No filme , os homens reencenam suas próprias histórias de fuga e luta, transpostas para Berlim no inverno.


                               História de uma Pena (CE), de Leonardo Mouramateus



Sinopse: Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. Eu sei com que fúria bate o teu coração.


Ifá (BA), de Leonardo França


Sinopse: Um filme feito a partir de um jogo de búzios. Um filme como jogo, um jogo como filme.


Mar de Fogo (RJ), de Joel Pizzini


Sinopse: Mar de Fogo é um filme-ensaio experimental sobre as pulsões inventivas de Mário Peixoto, autor de Limite (1930), um clássico do cinema mudo. O filme recria livremente a visão do cineasta, ao conceber sua obra prima, evocando ainda uma sequencia delirante de seu futuro filme.


Meio Fio (DF), de Denise Vieira



Sinopse: Um recorte do cotidiano de Karine Ban, locutora de um programa romântico de rádio, que acaba de se mudar para um condomínio recém-construído no entorno do Distrito Federal. O ambiente é de puro concreto, casas iguais e reduzida vizinhança. A paisagem é seca – sem árvore, sem flor, sem bicho.
E nessa conjuntura – árida, pulsam: confissões, ressentimentos e lembranças de amor. (CA)


Muros (BA), de Fabricio Ramos e Camele Queiroz


Sinopse: A precariedade urbana e arquitetônica de favelas brasileiras é colocada em questão por um fotógrafo baiano (Rogério Ferrari) que conviveu e fotografou o povo palestino em Gaza, na Cisjordânia e em campos de refugiados.


O Homem que Virou Armário (CE), de Marcelo Ikeda


Sinopse: O Homem que Virou Armário conta a história de um funcionário que, tão obcecado pelas tarefas rotineiras e mecânicas de seu ambiente de trabalho, um dia acaba se transformando num dos armários da repartição. Uma colega de trabalho, que sempre foi apaixonada por ele, tenta bolar uma estratégia para trazê-lo de volta à vida. Em tom de comédia, o curta apresenta uma crítica bem-humorada às relações de trabalho da sociedade contemporânea e à coisificação do homem de hoje.


Outubro Acabou (RJ), de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes


Sinopse: Além do indômito desejo de realizar as enormidades que o tentavam, nada mais dentro dele era sagrado.

Quintal (MG), de André Novais Oliveira



Sinopse: Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia


Rapsódia para o Homem Negro (MG), de Gabriel Martins


Sinopse: Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação de Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias e simbolismos para contextualizar as relações políticas, raciais, de ancestralidade e urbanização no mais recente cenário político brasileiro.


Tarântula (PR), de Aly Muritiba e Marja Calafange 


Sinopse: No casarão mora uma família religiosa e aparentemente incompleta: uma mãe e suas duas filhas. Até que uma aparição perturbadora vem colocar as coisas em seu devido lugar.

Virgindade (PE), de Chico Lacerda 



Sinopse: Se pudesse, eu voltaria a ser uma criança, só pra poder fazer mais do que eu já fiz quando era pequena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário