segunda-feira, 28 de julho de 2014

Projeto Quartas Baianas volta à Sala Walter

O projeto Quartas Baianas está de volta. Criado pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), com o apoio da Diretoria de Audiovisual, da FUNCEB, o espaço dedicado à produção audiovisual do Estado retoma as projeções em 35 mm, na Sala Walter da Silveira, para oferecer às novas gerações não apenas o acesso a longas e curtas-metragens baianos clássicos, como ao formato original de exibição dessas obras. É a um só tempo um trabalho de resgate e difusão, sintonizado com o caráter de preservação da memória, que é uma das marcas do projeto ao longo de quase uma década de atividades.

Outra novidade do “Quartas” será a incorporação de projeções audiodescritivas, também com o intuito ampliar a acessibilidade à cinematografia local. No primeiro momento, o projeto, por meio de parceria com a Mostra “Terceiro Olho”, vai programar filmes baianos já adaptados ao processo de audiodescrição, mas, com a criação desse espaço regular para tal modalidade de exibição, espera estimular a incorporação da audiodescrição à produção baiana.

Informações divulgadas através de release.

Dia 30 de julho - 19h - Curtas 
Exibições em 35mm

50 anos do Golpe Militar - Memórias estilhaçadas




Porta de Fogo (Brasil, 1982)
Direção: Edgard Navarro
Duração: 21 minutos
Elenco: Edgard Navarro, Ricardo Almeida, Celso Aguiar, Pola Ribeiro e José Araripe Jr.
Classificação: 16 anos
Sinopse - Porta de fogo é um filme de curta metragem sobre a morte trágica do capitão-guerrilheiro Carlos Lamarca e de seu companheiro, Zequinha, no sertão da Bahia, em setembro de 1971. À luz da literatura de cordel, o filme inventa um encontro entre Lamarca e Lampião na derradeira hora. São dois capitães, dois guerreiros de valor marcados de diferentes formas pelo ódio à opressão e pelo amor à liberdade, levados a uma senda inglória pela força de um carisma feito de sangue. Numa celebração entre guerreiros que voltam às suas hostes, o cangaceiro vem preparar o guerrilheiro em meio ao delírio que antecede o transe final. Quando o cerco se fecha sobre aquele homem - acossado, faminto, doente - o tempo detém seu curso. O sol se parte, a terra treme, o visível se nega e a última batalha então se trava, metáfora de transcendência: uma fenda se abre no céu, entre os dois mundos - porta de fogo


Lua Violada (Brasil, 2002) Direção: José Umberto
Duração: 21 minutos
Elenco: Geraldo Cohen, Igor Marcelame, Gilson Santos de Assis, Ewald Hackler e Roque Araújo
Classificação: 16 anos
Sinopse - Dois adolescentes gozam a noite numa pacata cidade do recôncavo baiano. A paz é interrompida com a presença de um capelão que chega para impor uma nova ordem política. O golpe militar de 64 acaba de ser deflagrado e tem início a ditadura. Os jovens, alheios ao que se passa no País, pressentem a mudança de regime instalado e experimentam o rito de passagem para a maturidade pelo sacrifício da fúria.

Nós, por exemplo (Brasil, 1979)
Direção: José Walter Lima
Duração: 10 minutos
Elenco: Edgard Navarro, Marcia Vergner e Michel Argouges.
Classificação: 16 anos
Sinopse - Nas ruas de uma grande cidade, Edgard protesta. Absorto em seu apartamento, lê e reflete sobre a alienação do homem: livre para consumir, mas amarrado pelo desejo da propriedade privada. Mesmo grávida, sua companheira Márcia o abandona, mas não sem avisá-lo do perigo que o espreita. Sem rumo, Edgard retoma sua indignação contra a sociedade da qual faz parte.

Dia 6 de agosto - 19h
Quartas Baianas na Bienal



O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão (Brasil, 2013)
Direção: Tuna Espinheira
Documentário
Classificação: Livre
Sinopse - O filme é um documentário contando a vida do artista plástico feirense Juraci Dórea.

Dia 13 de agosto - 19h
Saudades de Olney São Paulo


O Forte (Brasil, 1974) Direção: Olney São Paulo
Duração: 90 minutos
Elenco: Adriano Lisboa, Suzana Vieira, Sanda Mara e Monsuetto Menezes
Classificação: 14 anos
Sinopse - O engenheiro Jairo retorna à sua cidade - Salvador - para demolir o forte de São Marcelo, com mais de 400 anos de idade. No local será erguido um parque infantil. Para Jairo, essa destruição representa a aniquilação de todo o seu passado, pois foi naquele forte que ele um dia amou Tibiti, a namorada de juventude, e ouviu as histórias do velho Olegário, avô de Tibiti, que lá esteve preso por ter assassinado seu genro Michel.

Dia 20 de agosto - 19h
Exibições em 35mm - 
Curtas


A deslumbrante Lumbra 


Lenda do Pai Inácio (Brasil, 1987)
Direção: Pola Ribeiro
Duração: 38 minutos
Elenco: Kal Santos, Meran Vargens, Rui Funch, Tote Rocha e Moisés Augusto
Classificação: 14 anos
Sinopse - Em meados do século XIX na região da Chapada Diamantina, um escravo foge para escapar da fúria de seu Senhor. Inácio, que tem uma paixão proibida com a Senhora, sobe o morro, que tem hoje o seu nome e pula de 200 metros, apenas com a sombrinha, lembrança de seu amor.

Oropa, Luanda e Bahia (Brasil, 1983)
Direção: Fernando Bélens
Duração: 10 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - A vinda dos negros como escravos para a Bahia no século 16. Relembra a progressiva conscientização dos negros e mestiços sobre as condições de jugo, as tomadas de posição e as sucessivas revoltas contra a dominação, através dos séculos.

Dia 27 de agosto - 19h

Pau Brasil (Brasil, 2009) Direção: Fernando Bélens
Duração: 98 minutos
Elenco: Bertrand Duarte, Oswaldo Mil, Fernanda Paquelet, Arany Santana, Fernanda Belling e 
Milena Flick
Classificação: 14 anos
Sinopse - Num pequeno e perdido povoado no coração do Brasil, as famílias de Joaquim e Nives moram lado a lado. Apesar de conviverem com a mesma estrutura perversa de opressão social, lidam com a vida de modo radicalmente diferente. A intolerância com o outro e a pobreza são os ingredientes desse drama trágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário